Aperte "Enter" para pular para o conteúdo

Edição de vídeo: o que é preciso para editar vídeos com qualidade profissional?

No mundo digital, não há como abrir mão da qualidade na hora da edição de vídeo. Desde a divulgação amadora em um canal do YouTube à perfis corporativos, vale a pena aprender a criar conteúdos audiovisuais interessantes para cativar o seu público. E, para isso, você não precisa gastar com equipamentos caros, viu?

No post de hoje, acompanhe nossas dicas para editar vídeos com qualidade profissional.

Aproveite a câmera que você tem

Você sabia que, mesmo com uma única câmera, pode criar efeitos diversos? Basta filmar uma mesma cena por diferentes ângulos. Ok, dá mais trabalho, mas é um jeito econômico de conseguir um bom material. É possível fazer um vídeo legal até mesmo com um celular. Se ele gravar em HD, melhor ainda.

Use o chroma key

É bem simples: filme em um fundo verde ou azul, que pode ser retirado na edição. Assim, com um fundo limpo, é possível fazer diferentes combinações de imagens bem interessantes.

Invista em uma boa iluminação

Não conte apenas com a luz ambiente, invista em pontos de luz para destacar o que está sendo filmado. Tenha muito cuidado com sombras no rosto e, também, com as chamadas “sombras duplas”, que são formadas por dois ou mais focos diferentes. Já pensou em experimentar luzes vindas de trás da câmera ou do fundo do quadro?

Cuide do áudio

As pessoas costumam dizer que metade de um vídeo é o seu áudio. Por isso, preste muita atenção na qualidade do som durante a filmagem. Acredite, seu microfone pode captar barulhos que você nem imagina.

E, mesmo com imagens de boa qualidade, se o som estiver ruim, ninguém terá paciência para assisti-lo até o final. Em último caso, use programas editores que eliminam parte do barulho.

Utilize trilha sonora

Sem dúvida, a trilha sonora tem um peso muito grande em um vídeo. Aproveite uma música para intensificar uma determinada emoção que você queira passar. Mas tome cuidado com a questão dos direitos autorais, em especial no YouTube, para que seu material não seja excluído por causa disso.

O próprio site disponibiliza uma página, a YouTube AudioLibrary, com trilhas sonoras gratuitas e livres de direitos autoriais. A pesquisa pode ser feita por gênero, instrumento, duração e, até mesmo, humor.

Capriche nos cortes

De maneira resumida, podemos dizer que existem dois tipos de corte: o visível, que é muito usado em vídeos de música, e o invisível, adotado em filmes de longa-metragem para transmitir mais credibilidade. No corte invisível, a transição de uma cena para a outra é tão sutil que não chama a atenção de quem está assistindo.

Você já deve ter percebido que os vídeos curtos e simples costumam ser os mais viralizados, não é mesmo? Tenha isso em mente quando for editar seus materiais.

E, para quem está começando no mundo dos vídeos, grave a narração em separado e a insira apenas na edição. Fica mais fácil para cortar algumas partes e combiná-las para que, no final, o fique tudo harmonioso.

Agora que você já sabe como fazer uma boa edição de vídeo, o que está esperando para começar? Tire as suas ideias do papel e apareça!

Gostou deste post com dicas de edição de vídeo com qualidade profissional? Aproveite para nos seguir nas redes sociais: estamos no Facebook e no LinkedIn!

produtora-de-videos-sao-paulo5.jpg

Seja o/a primeiro/a a comentar

Deixe uma resposta