Aperte "Enter" para pular para o conteúdo

Mudanças no comportamento do consumidor online influem na criação de vídeos?

Se seu trabalho é ligado ao marketing, provavelmente você sabe das transformações que a popularização dos smartphones e outros aparelhos mobile provocaram na maneira como consumimos informações e mercadorias.

Conquistar ou perder a atenção de um cliente é algo que hoje acontece em segundos e que tira o sono de qualquer profissional responsável pelo marketing de uma empresa.

Quer saber como prender a atenção dos consumidores? Leia o post e entenda porque é importante observar o comportamento do consumidor online para não perder clientes!

Conheça o consumidor

Hoje, ter informações superficiais sobre o consumidor não basta. As decisões são tomadas em momentos curtos. Isso quer dizer que as pessoas têm sido mais objetivas ao realizar uma compra, geralmente tomadas por um impulso que não tem hora nem lugar para chegar.

Catálogos e plataformas de compra online facilitam as transações existentes entre vendedor e consumidor, criando o que chamamos de consumidores omni channel (pessoas que conhecem o produto online e realizam a compra na loja física ou vice-versa).

Entender como o consumidor pensa se tornou necessário para o marketing. É preciso que o profissional trace uma estratégia precisa, que capture o cliente com o conteúdo certo no momento exato em que ele está mais apto a captar a mensagem que se deseja transmitir.

Contudo, isso não é tarefa simples. Imagine quantos fatores influenciam a maneira como pensa cada consumidor. Agora, imagine como é difícil prender a atenção de consumidores imediatistas por meio de conteúdo online!

Observe o comportamento do consumidor online

Monitorar o comportamento do consumidor online é a melhor maneira de se obter informações vantajosas na hora de desenhar uma estratégia de marketing. Uma empresa pode fazer isso usando o social listenning.

Social listenning consiste na atividade de acompanhar e registrar o que é comentado, as impressões dos clientes e as interações com uma empresa nas mídias digitais.

Outra atividade muito importante para o marketing atualmente é a criação de conteúdo de oportunidade, que nada mais é do que analisar o conteúdo e interações de empresas de segmentos parecidos, para aprender e adquirir informações que possam ser reaproveitadas.

Conheça o potencial dos vídeos

Entre todas as formas disponíveis para se consumir conteúdo e novas informações online, atualmente são os vídeos que têm mais acessos e geram mais engajamento.

Além de serem um ótimo meio de contar histórias, vídeos são versáteis e acumulam vantagens frente às outras formas de produção de conteúdo. Um vídeo pode servir tanto para promover negócios como para causar influência.

Embora nem sempre campanhas centradas em vídeos sejam apreciadas entre os profissionais conservadores, eles são hoje a mídia mais flexível para a produção de conteúdo. Entre outras vantagens dos vídeos podemos citar:

  • modos curtos (vines) ou longos (médias metragem, documentários);
  • podem ser reaproveitados em outras campanhas;
  • podem compor tanto uma introdução quanto a “peça principal” da campanha;
  • facilmente adaptável a várias plataformas online (Facebook, Instagram, Youtube);
  • fácil acesso de qualquer aparelho móvel.

Saiba como criar vídeos para sua empresa

Se o consumo online de vídeos cresce a cada dia, uma empresa moderna, ao pensar sua estratégia de marketing, não pode deixar de investir na produção desse tipo de conteúdo.

E, por mais que possa parecer que o custo não justifique a contratação de uma empresa profissional, uma escolha adequada que ofereça planejamento personalizado e insights diferenciais vai impactar positivamente na qualidade dos relatórios e na campanha como um todo.

Se você tem dúvidas sobre como facilitar a observação do comportamento do consumidor online e sobre as vantagens do marketing com vídeo, entre em contato com a thanks for sharing e fique por dentro de todos os detalhes!

produtora-de-videos-sao-paulo7.jpg

Seja o/a primeiro/a a comentar

Deixe uma resposta