Aperte "Enter" para pular para o conteúdo

Como e por que mensurar os resultados dos seus vídeos?

O vídeo é, atualmente, um dos tipos de conteúdo mais consumidos pelos internautas. Estima-se que até 2021, o formato responderá por 82% do tráfego de internet mundial. Ou seja, 8 a cada 10 posts consumidos serão audiovisual.

Por isso, se ainda não considerou, este é o momento para pensar em inserir o vídeo marketing em sua estratégia. Mas não basta produzir: é fundamental entender a importância e o impacto dessa mídia em seu planejamento. A melhor maneira de se conseguir isso é medindo os resultados alcançados.

Neste post, nós vamos lhe mostrar por que e quais principais métricas devem ser levadas em conta na hora de mensurar os resultados de vídeos usados na sua estratégia. Continue a leitura!

Por que é importante mensurar os resultados dos seus vídeos?

Definir seus objetivos em uma estratégia de marketing é fundamental para saber qual caminho seguir. E para saber se seu plano está surtindo o efeito esperado, é preciso definir quais as métricas chaves acompanhar, ou seja, quais os KPI’s (key performance indicators) você  deve monitorar. Com o vídeo, não é diferente.

Existem várias métricas importantes além da contagem de visualizações. E, para saber se seu objetivo está sendo alcançado, você pode precisar acompanhar um ou mais KPI’s.

O monitoramento constante desses números lhe mostrará o que tem dado certo e como você pode aprimorar seus vídeos para atingir seu público-alvo com maior eficiência.

Quais são as KPI’s usadas para medir os resultados de vídeos?

Como mencionamos, existem diversas KPI’s. Além de visualizações, elas podem lhe mostrar se os usuários estão realmente assistindo aos vídeos, clicando nos seus CTA’s, compartilhando o conteúdo, a quantidade de curtidas e comentários, entre outros.

Confira as principais:

Tempo de visualização

O  tempo de visualização mostra, em média, quanto tempo as pessoas assistiram do seu vídeo. Saber em qual momento do conteúdo as pessoas pararam de assistir é fundamental para saber como aumentar a taxa de permanência.

Click through rate

O CTR já é bastante utilizado em outras estratégias do marketing digital. Ele mensura quantos visitantes clicaram no seu call-to-action (CTA) e realizaram a ação desejada.

Um CTA atraente e bem posicionado é fundamental para aumentar sua taxa de click through rate.

View through rate

O VTR mostra quantos dos visitantes da sua página visualizaram seu vídeo. Para calculá-lo, é só dividir o número de visitas pelo número de views.

Um view through rate baixo pode ser sinal de título incompreensível ou pouco atrativo, de que a imagem da miniatura não está representando corretamente o conteúdo, ou erro na veiculação (plataforma, público etc).

Compartilhamentos

Apesar de considerada como uma “métrica de vaidade” por alguns profissionais de marketing, no caso do vídeo, o número de compartilhamento pode mostrar um bom engajamento do público com o seu conteúdo.

Além disso, por ser uma mídia dinâmica e de fácil adaptação para os vários dispositivos, existe probabilidade maior de ser replicada do que um texto, por exemplo.

Quantidade de comentários e curtidas

Também consideradas “métricas de vaidade”, essas KPI’s também são relevantes na hora de mostrar engajamento, caso seja esse o objetivo do vídeo no seu plano de marketing.

Os comentários podem lhe fornecer informações valiosas sobre a opinião do seu público, assim como o número de curtidas. Além de ótimos veículos de divulgação, as redes sociais podem ser muito eficientes para receber este tipo retorno.

Para finalizar, é importante ressaltar mais uma vez que o uso de cada uma dessas métricas vai variar de acordo com o objetivo do seu plano de marketing. Por isso, é importante tê-lo bem definido e contar com o auxílio de profissionais para executar sua estratégia da melhor maneira possível!

Você já sabe que, mais que produzir, é também muito importante acompanhar os resultados de vídeos. Agora, compartilhe este post para que seus amigos também dominem o assunto!

video-institucional-produtora-sao-paulo6.jpg

Seja o/a primeiro/a a comentar

Deixe uma resposta