Aperte "Enter" para pular para o conteúdo

A tecnologia a favor do treinamento de funcionários: por que usar vídeos?

Estamos vivendo tempos sem precedentes no que diz respeito a avanços tecnológicos. Em todas as indústrias e áreas do comércio já se pode ver reflexos da chamada “era digital”.

Os smartphones, em conjunto com o fácil acesso à internet, revolucionaram o modo como vivemos, trabalhamos e a maneira como é realizado o treinamento de funcionários.

O setor educacional foi altamente impactado pela tecnologia. Atualmente é possível fazer um curso superior sem sair de casa. Embalado por essas mudanças, o mundo corporativo também vem fazendo uso de vídeos e e-learning (ensino digital) para instruir os seus colaboradores. Confira os motivos para isso!

Redução de custos

Muitos gastos se tornam desnecessários quando o ensino é realizado por meio de vídeos. Alguns deles são:

Material impresso

No método de treinamento digital, o uso de papel se torna dispensável porque os materiais de estudo podem ser disponibilizados via e-mail ou entregues em um pendrive.

Outra opção é a criação de um sistema on-line de treinamento, onde todos os tutoriais, vídeos e textos ficam disponíveis para o funcionário.

Sala de treinamento

Em muitos casos, as empresas preferem que os seus funcionários realizem o treinamento on-line e no conforto de sua própria casa. A IBM é uma dessas empresas, como cita o relatório de Judith B. Strother. A gigante americana economizou 200 milhões de dólares em um ano por meio do uso da internet nos seus treinamentos.

Contratação de profissionais

Muitas vezes, o processo tradicional de instrução de colaboradores demanda tempo e dedicação de muitos outros funcionários. Cursos presenciais requerem o acompanhamento de um tutor que, muitas vezes, se dedica apenas a essa tarefa.

A redução de custos não é a única vantagem dos vídeos no treinamento de funcionários. O ensino também ganha em eficácia, qualidade e impacto. Confira os argumentos:

Diversos recursos

O uso de vídeos traz consigo enorme gama de possibilidades na hora de desenvolver o conteúdo.

Um grande exemplo da criatividade a favor do treinamento é a empresa europeia Napo Film. Ela criou um personagem animado que utiliza o humor para ensinar sobre segurança do trabalho. Tudo sem usar nenhum tipo de linguagem escrita ou falada — as lições são mostradas em exemplos práticos.

Individualidade do aprendizado

Treinamentos tradicionais, muito frequentemente, são maçantes e exigem atenção e esforço exaustivos para não deixar nenhuma informação passar.

Por outro lado, o e-learning e os recursos de vídeo levam em conta o fato de que cada colaborador necessita de um tempo diferente para absorção e compreensão de novos conteúdos. O treinamento on-line permite que haja controle no horário de estudo, frequência e velocidade.

Várias plataformas

Outro aspecto positivo do uso de vídeos e recursos digitais é a adaptabilidade desses materiais. As empresas podem criar um aplicativo de celular voltado para treinamento, usar sites como Youtube para disponibilizar vídeos e até mesmo criar um jogo educativo.

É preciso avaliar a necessidade e as características de cada empresa e o tipo de treinamento para decidir quais recursos e tecnologias vão trazer os melhores resultados. Como qualquer investimento, a transferência do método tradicional para o e-learning deve ser feita com planejamento e ajuda de profissionais capacitados.

Gostou de aprender sobre essas novas tendências no treinamento de funcionários? Siga-nos nas redes sociais (Facebook e Linkedin) e não perca conteúdos como este.

video-treinamento-produtora-de-video-sp.png

Seja o/a primeiro/a a comentar

Deixe uma resposta