Aperte "Enter" para pular para o conteúdo

Como utilizar a experiência da realidade virtual no seu negócio?

Passear por um mundo virtual tridimensional criado em computador e, lá, executar ações, manipular objetos e interagir com o ambiente já é possível graças à realidade virtual. Com ela, o participante se torna parte de um mundo digital, que é fruto de uma série de tecnologias.

Não faz muito tempo, ela estava presente apenas na ficção científica. Hoje, é a mais pura realidade: cada vez mais difundida e acessível, tem apresentado oportunidades para todos os segmentos que querem proporcionar novas experiências a seus clientes. Afinal, ela coloca o usuário no centro da ação.

Neste post, você vai saber mais sobre a realidade virtual e como ela pode ser usada pelo varejo para melhorar o envolvimento do cliente com a marca. Boa leitura!

O que é realidade virtual?

Capaz de enganar os sentidos humanos, a realidade virtual é uma tecnologia que simula um ambiente no computador, induzindo efeitos visuais, sonoros e até táteis. Assim, permite a imersão completa em um ambiente simulado, com ou sem interação do usuário.

O suporte para a realidade virtual são displays em formato de óculos, que cobrem completamente os olhos, associados a fones de ouvido que isolam o som ambiente. Os primeiros óculos eram estereoscópicos, mas o cardboard do Google, associado a smartphones, popularizou o uso da tecnologia.

Quais sensações a realidade virtual causa?

Na realidade virtual, os vídeos têm profundidade. Assim, os óculos tornam as imagens tridimensionais, o que dá a sensação de imersão. Além disso, o áudio 360º permite que se escutem sons vindos de todas as direções, como na vida real.

Em outras palavras, os conteúdos em realidade virtual isolam o usuário do mundo real e, assim, a sensação de imersão é aprofundada. As tecnologias já se esmeram há algum tempo para oferecer experiências que as pessoas queiram reviver. A realidade virtual é esse tipo de sensação: só quem a prova é capaz de entendê-la.

Por essa característica, seu nível de engajamento é bastante alto. Afinal, ela é capaz de conectar o participante e proporcionar experiências nas quais ele esteja realmente interessado. Isso é extremamente útil para o varejo em um momento em que tudo deve ser construído em torno da experiência do cliente.

O que muda na experiência do consumidor?

As empresas já reconhecem que devem engajar o consumidor em sua jornada, pois é isso que faz com que ele se envolva com a marca. Nesse cenário, a realidade virtual tem sido usada para melhorar a experiência de compra de forma global.

Como ajuda para criar algo personalizado para o cliente, a realidade virtual naturalmente faz com  que ele se envolva mais na situação. Com ela, as histórias são contadas de forma que o consumidor tenha a sensação de estar em outro lugar.

Assim, ele pode interagir com dinossauros, estar na plateia de uma competição olímpica, sentar na primeira fila do show do seu artista preferido, visitar um palácio europeu ou até andar na montanha-russa mais radical do mundo. Ela é como uma máquina do tempo — o que temos de mais próximo do teletransporte atualmente.

Onde entra a publicidade?

A realidade virtual permite que o consumidor participe ativamente da ação: como pode olhar para onde quiser, nunca terá a mesma experiência que outro cliente. Para aproveitar todo o seu potencial, porém, é importante avaliar se ela vai oferecer ao público-alvo uma experiência que o envolva em um mundo que ele queira explorar.

Durante esse processo, ela pode ajudá-lo, por exemplo, a conhecer melhor o produto da marca. Assim, poder ver um item em forma e tamanho reais pode ser decisivo na compra online. Um ambiente rico em detalhes — ou seja, que tenha muitas sensações para oferecer — certamente vai ser mais atraente.

Em resumo, para que a realidade virtual seja realmente útil para um negócio, é preciso que a história contada tenha um gancho suficientemente cativante. Só isso vai fazer com que o público se mantenha conectado a ela e, consequentemente, com o produto e a organização.

Sua marca já está preparada para aproveitar todo o potencial oferecido pela realidade virtual? Compartilhe este conteúdo nas suas redes sociais para que mais pessoas conheçam melhor as possibilidades dessa tecnologia!

video-institucional-produtora-sao-paulo-5.png

Seja o/a primeiro/a a comentar

Deixe uma resposta

%d blogueiros gostam disto: