Aperte "Enter" para pular para o conteúdo

Quais são as perspectivas para o mercado audiovisual brasileiro em 2018?

É fato que o comportamento do consumidor mudou. Por isso, as marcas precisam sempre pensar e adaptar novas estratégias às suas ações para continuarem presentes na mente do público. O marketing de conteúdo é fundamental nesse processo — e dentre as melhores alternativas para desenvolvê-lo com sucesso estão os recursos audiovisuais.

De forma envolvente e interessante, um vídeo simples pode cativar o consumidor e direcionar sua total atenção para a empresa. A estratégia é acessível, possui formatos diferentes e inovadores e trabalham muito bem em conjunto com as redes sociais.

Por isso, o mercado audiovisual está crescendo cada dia mais e com excelentes perspectivas para o próximo ano. Que tal explorar um pouco mais esse cenário e aprender como inseri-lo nas ações de sua marca? Acompanhe o artigo!

Números comprovam o crescimento do mercado audiovisual

Pesquisas voltadas para o setor comprovam que, desde 2014, os números do mercado audiovisual mostram expressividade. Nessa data, inclusive, ele gerou renda de R$24,5 bilhões na economia brasileira. Na mesma época, as empresas do setor cresceram certa de 129% a mais, abrindo portas para um futuro próspero.

As séries e a TV paga, sem dúvidas, foram as principais responsáveis por essa expansão. Porém, com o passar dos anos, a internet conquistou seu espaço e também mostrou que os recursos audiovisuais podem ser muito bem utilizados na rede.

Portanto, as marcas voltaram sua atenção para o setor e a demanda por boas produções continua alta. A publicidade mostra muito mais versatilidade dessa forma e o público, por sua vez, responde cada vez melhor aos vídeos divulgados na rede. Você não perde nada ao investir em vídeo marketing, só ganha.

A importância do vídeo em uma campanha de marketing de sucesso

Até pouco tempo atrás, o consumidor assistia a um vídeo de determinada marca porque ele passava, obrigatoriamente, durante o intervalo de seus programas favoritos de televisão. Agora, isso mudou: se o consumidor quer assistir ao vídeo, basta entrar na internet e procurar pela produção.

É essa procura que mostra o sucesso de uma campanha de marketing que utiliza o recurso entre suas ações. A comunicação realizada por meio da produção mostra que a marca conseguiu entender o que ele quer e oferece aquilo com precisão.

Além disso, os vídeos são ótimas alternativas para campanhas internas e estratégias de endomarketing. Afinal, os colaboradores da marca precisam saber e gostar do que vendem para contribuírem com a imagem e o desempenho da empresa.

As tendências para 2018 no Brasil

Sabia que o Brasil é o segundo maior mercado do mundo quando se contabiliza horas de vídeo assistidos no YouTube? Pois é! Esse dado mostra o quanto é importante ter uma conta na plataforma e alimentá-la frequentemente com conteúdos muito bem planejados. Essa é, com certeza, uma das maiores tendências para 2018 que você pode colocar em prática o quanto antes.

O consumidor não quer assistir a mais um comercial e, por isso, conversar com ele por meio de um bom storytellingpode ser incrível. Ele quer conversar com a marca e ter respostas para suas dúvidas e necessidades. Portanto, nada melhor que estruturar um canal, investir em filmagens de qualidade e procurar ações de interação que gerem engajamento.

E, por falar nisso, é importante direcionar a linguagem dessa comunicação para o lúdico e o didático. Quanto mais bem explicado o vídeo for, melhor o conteúdo será absorvido pelo público, resultando em um retorno ainda maior.

Por fim, lembre-se de que, por mais que as redes sociais sejam o melhor investimento atualmente para aplicar seus vídeos, os sites, blogs e aplicativos não devem ser deixados de lado. O consumidor gosta de facilidade e acessibilidade e isso não muda com o passar dos anos.

Agora que você está bem informado sobre as perspectivas do mercado audiovisual brasileiro em 2018, tenha acesso a outras informações e novidades, curtindo as nossas redes sociais. Estamos no Facebook e no LinkedIn!

produtora-de-videos-sao-paulo7.jpg

Seja o/a primeiro/a a comentar

Deixe uma resposta