Aperte "Enter" para pular para o conteúdo

7 métricas de vídeos online que você precisa realmente considerar

Os vídeos prometem dominar a internet. O crescente tráfego para esse tipo de conteúdo indica que os usuários estão interessados em consumir informações por esse meio. Para usar a tendência a favor do seu empreendimento, é importante medir e acompanhar os resultados. É exatamente para isso que servem as métricas de vídeos online!

Contudo, nem tudo merece a sua atenção ou mensuração. Alguns elementos são cruciais para tomar boas decisões e para apontar o sucesso ou o fracasso de uma publicação. Com isso, é fundamental saber o que acompanhar para não deixar nada relevante passar.

A seguir, conheça 7 métricas de vídeos online que merecem a sua atenção!

1. Número de visualizações

Depois de publicar um vídeo para toda a internet, um dos indicadores de sucesso é o número de visualizações. Conforme o contador aumenta, maiores são o destaque e o alcance do elemento online.

Contudo, tenha cuidado para não a tornar uma métrica de vaidade. Um alto número de visualizações só indicará o sucesso quando estiver associado a outros elementos que denotam tal caminho, certo?

2. Número de assinantes

Uma das métricas de vídeos online que complementa as visualizações é o número de assinantes.

Imagine que um canal A tem 1.000 assinantes e uma de suas publicações viraliza, chegando a 100 mil visualizações. Enquanto isso, o canal B tem 30.000 assinantes e um vídeo com 75.000 visualizações. Embora as views sejam menores, o canal B tem um desempenho otimizado por ter acesso a um público maior.

Portanto, é indispensável poder contar com uma base cativa. Assim, a consistência dos resultados será muito melhor.

3. Taxa de engajamento

Quando o público não apenas assiste a um vídeo, mas interage com ele, o índice de sucesso aumenta. Portanto, calcule a taxa de engajamento pelo número de comentários, curtidas ou compartilhamentos.

O cálculo é básico: basta dividir o valor do engajamento pelo total de pessoas que assistiram. Quanto maior for a métrica, melhor para a estratégia!

4. Tempo de retenção

Saber por quanto tempo os espectadores ficam com os olhos grudados na tela é fundamental para entender o que é atraente e o que faz sucesso. Por isso, o tempo de retenção ou watch time é indispensável.

Se a maior parte não assiste o momento mais importante do vídeo, a estratégia provavelmente não foi bem-sucedida. Já um tempo estendido significa que a peça é envolvente e conversa direito com o público.

5. Taxa de abandono

Uma das métricas de vídeos online que está diretamente relacionada é a taxa de abandono. Ela aponta o percentual de pessoas que abandonaram o conteúdo em determinado momento.

Com uma distribuição relativamente uniforme, não há com o que se preocupar. Já se um grande volume abandona a janela em uma determinada marca de tempo, pode ser sinal que algo não agradou.

Embora um abandono elevado seja negativo em um primeiro momento, é uma ótima oportunidade de aprender e otimizar as estratégias.

6. Tempo de carregamento

Atualmente, todo mundo tem pressa para tudo — até para consumir conteúdo online. Em média, 40% das pessoas deixam uma página que demora mais de 3 segundos para carregar.

Por isso, é fundamental conhecer o tempo de carregamento do seu vídeo. Esse é um jeito de evitar problemas e equilibrar a escolha de plataforma, a qualidade e a demora até que tudo rode perfeitamente.

7. Taxa de conversão

Mesmo publicações voltadas para entreter ou para educar o público-alvo podem ter um propósito útil. É o que acontece quando você oferece o link para um produto ou para outro vídeo. O esperado é que haja um abandono, em troca de as pessoas realizarem ações.

Para identificar o nível de persuasão do conteúdo, acompanhe a taxa de conversão. Divida o número de usuários que tomam a ação por aqueles que assistem até o momento em questão. Assim, é possível descobrir o que faz o espectador agir.

Ao acompanhar as métricas de vídeos online, você saberá o que funciona e o que precisa ser mudado. Como consequência, as estratégias ficarão alinhadas e terão um melhor retorno.

Se ainda tiver dúvidas, não deixe de comentar e compartilhe conosco as suas experiências!

produtora-de-video-sp-4.jpg

Seja o/a primeiro/a a comentar

Deixe uma resposta