Aperte "Enter" para pular para o conteúdo

Vendarketing: 4 razões claras para alinhar marketing e vendas

Talvez você ainda não tenha ouvido falar do termo verdarketing, que é a união das palavras vendas e marketing. A ideia por trás desse conceito é o desenvolvimento de mecanismos e técnicas para aproximar os dois times — vendas e marketing — que, muitas vezes, sofrem por falta de comunicação e alinhamento de objetivos.

Neste texto, você vai conferir 4 razões para implantar o vendarketing na sua empresa e perceber os benefícios dessa integração. Confira!

1. Criação de uma linguagem única

Pode parecer estranho, principalmente para quem não é do ramo, o quanto é comum os departamentos de venda e marketing se manterem separados em empresas mais tradicionais. Como consequência, os vendedores não sabem bem o que os profissionais de marketing fazem e vice e versa.

Entretanto, ao aproximar os dois times ganha-se muito na qualidade do trabalho. Afinal, ambos fazem parte de um mesmo processo, o de trazer receita para a empresa. Assim, uma integração pode esclarecer alguns pontos, como o perfil dos leads buscados e as etapas da metodologia de vendas.

2.  Definição de métricas para ambos os times

Tradicionalmente, a equipe de vendas fica a cargo de mostrar os números mais importantes para uma empresa: os negócios fechados. Dessa forma, o marketing se vê um pouco desconectado dos resultados com os quais ele também contribuiu.

Com o vendarketing é possível colocar em perspectiva as ações de marketing, seus resultados, o número de leads qualificados e, ao final, as aquisições completadas pelos vendedores. Assim, também é possível mensurar o valor investido em cada área detalhadamente, como custo por lead (CPL) e custo por aquisição (CPA).

3. Desenvolvimento de um Service Level Agreement

O SLA é um acordo que determina as responsabilidades de cada time dentro do processo de venda. Portanto, ele define o que a equipe de venda e marketing devem fazer e entregar para otimizar suas ações.

Como exemplo, podemos imaginar o seguinte tratado: o marketing deve entregar 100 leads qualificados por semana e o departamento de venda se compromete a realizar um contato com cada lead em até uma hora depois da sua chegada.

4. Comunicação melhor entre os times

Quando o verdarketing começa a funcionar, ambas as equipes passam a se influenciar positivamente de maneira mútua. Esse feedback constante pode trazer novas ideias e melhorias para cada etapa, tanto nas campanhas como nas táticas para abordar os potenciais clientes.

Vendedores podem, por exemplo, entregar insights sobre as dificuldades e os desejos expressados em seus contatos pessoais com os leads. Do outro lado, o marketing pode apresentar ideias para criar um melhor argumento com base em estudos da lógica de consumo.

Enfim, o vendarketing é um movimento natural que o marketing digital vem facilitando e impulsionando nos últimos anos. A aproximação dos dois departamentos traz uma série de benefícios para a empresa e também para o trabalho diário dos colaboradores, entregando dinamismo e constantes melhorias na captação de receita.

Gostou de aprender sobre o vendarketing? Ficou alguma dúvida ou quer fazer alguma consideração? Deixe um comentário abaixo! Vamos adorar saber a sua opinião.

videos-profissionais-produtora-de-video-sao-paulo5.jpg

Seja o/a primeiro/a a comentar

Deixe uma resposta