Aperte "Enter" para pular para o conteúdo

Conheça o streaming de vídeo e como usufruir desse recurso

Sabe o que é streaming de vídeo? Conhece todas as suas funcionalidades? É muito provável que você faça uso desse recurso na sua vida pessoal. Entretanto, é hora de conhecer o que ele pode fazer pela sua empresa em diversos âmbitos de atuação, como na comunicação na internet e atividades do dia a dia corporativo.

Preparamos este post para você aumentar seu conhecimento sobre o streaming e ganhar uma nova perspectiva sobre essa tecnologia tão comum atualmente. Confira!

O que é o streaming de vídeo?

Streaming — oriundo da palavra inglesa “stream”, que significa fluxo ou corrente — é uma tecnologia que permite a transmissão de dados, como áudio e vídeo, instantaneamente na internet. Todavia, diferentemente de um compartilhamento comum de informações, o streaming é um fluxo constante de comunicação, não sendo necessário o download de qualquer arquivo durante o processo.

Diversas companhias do mundo fazem uso dessa tecnologia em seus negócios. Para começar, podemos citar a Netflix, empresa cujo core business é o streaming de séries, documentários e filmes na internet. Exemplos não faltam, como o das maiores redes sociais — Facebook, Instagram e Twitter —, que permitem o streaming para usuários e empresas.

Como usar o streaming para o benefício da empresa?

Agora que esclarecemos, de maneira mais técnica, o que é o conceito de streaming, vamos listar algumas formas de uso desse recurso em um ambiente corporativo!

Videoconferência

Muitas vezes não é possível juntar todos os membros da empresa ou de uma equipe em um só lugar. Nesses casos, faz-se necessário o uso de videoconferência para que pessoas em diferentes localidades possam participar ativamente de uma reunião. Isso só é possível com o uso de softwares que fazem um streaming em tempo real para todos os participantes.

Cursos para os colaborades

O streaming de vídeo também é muito importante na parte educacional. Portanto, cada vez mais empresas apostam na tecnologia para levar conhecimento aos seus funcionários. Além disso, é possível usar o streaming para atualizar os trabalhadores em áreas que requerem um update.

Transmissão de eventos

Seja uma apresentação comemorativa na empresa, o lançamento de um produto ou até mesmo uma singela homenagem a um colaborador no seu aniversário, tudo pode ser transmitido via streaming, tanto internamente quanto para o público consumidor de uma companhia.

Quais são as vantagens dessa tecnologia?

São várias as vantagens do streaming. Veja algumas das principais!

Baixo custo

A maioria dos softwares para streaming é comercializada por valores em conta ou, muitas vezes, de forma gratuita.

Fácil manuseio

O uso dessa tecnologia também é facilitado pela maioria das plataformas correspondentes. Veja o Facebook, por exemplo, rede na qual basta clicar em um botão para iniciar uma transmissão.

Mobilidade

Ao ser acoplado nos dispositivos móveis, o streaming pode ser acessado facilmente de qualquer lugar, dando liberdade para os seus usuários.

Como você pôde ver, o streaming de vídeo vai muito além dos filmes no Netflix e conteúdos do YouTube. Ele é uma ferramenta poderosa para ajudar o seu negócio a crescer.

Continue a leitura e veja como o vídeo tem sido usado como inovação tecnológica nas empresas.

videos-profissionais-produtora-de-video-sao-paulo5.jpg

Seja o/a primeiro/a a comentar

Deixe uma resposta