Aperte "Enter" para pular para o conteúdo

A maior rede social de vídeos do mundo: conheça história do Youtube

O Youtube é uma rede social de vídeos tão consolidada entre os usuários que chega a ser impossível imaginarmos a vida sem ela. Mesmo que você não tenha um login na rede e não compartilhe vídeos, certamente consome conteúdo de lá em cursos, webinars ou apenas entretenimento.

O sucesso foi tanto que, em toda a história do Youtube, nunca houve outra plataforma capaz de concorrer de igual para igual.

Quer se inspirar nessa história de sucesso? Então, leia este artigo até o final!

A história do Youtube

Antes do Youtube, o compartilhamento de vídeos na internet era feito por e-mail. Eram enviados em baixíssima resolução. Isso porque os servidores tinham limites ainda mais restritos para o tamanho dos arquivos.

Nesse contexto, três ex-funcionários do PayPal se tornaram amigos e, em uma festa, discutiam sobre as dificuldades de compartilhamento de vídeos na época (início dos anos 2000). Chad Hurley (designer), Steve Chen e Jawed Karim (programadores) tinham uma certa quantia para investir após a empresa PayPal ter sido vendida à eBay.

Dessa discussão, surgiu a ideia de criar a rede social e, em 14 de fevereiro de 2005, foi registrado o domínio youtube.com. A partir de então, o negócio não parou de crescer. Os sócios, a princípio, achavam que não se tornaria uma plataforma tão robusta de disseminação de vídeos e de tanta representatividade na internet. De início, apenas um local onde amigos e familiares compartilhariam seus vídeos.

Google se interessou

Quando o número de vídeos visualizados na rede passou de 8 em 2005 para 15 milhões em 2006, a rede social chamou a atenção do Google. Em outubro desse ano, a empresa comprou o Youtube por R$ 1,65 milhão. Mesmo mantendo-se a equipe inicial, o Youtube passou a fazer parte de uma das empresas mais representativas da internet.

Youtube no cotidiano

Depois de uma longa história de investimentos e adaptações, o Youtube é a maior rede social de vídeos no mundo! Os números falam por nós:

  • São mais de 1,5 milhões de usuários ativos na rede;
  • cada um passa, em média, 15 minutos por dia assistindo a vídeos;
  • é a segunda maior plataforma de busca (fica atrás só do Google);
  • 99% de quem usa a internet para ver vídeos, vê pelo Youtube.

As pessoas usam a plataforma para assistirem webnars, documentários, clipes musicais, tutoriais e até mesmo filmes! Qualquer conteúdo pode ser publicado, desde que respeitadas as políticas de privacidade e termo de uso da plataforma. Um estudo global sobre o usuário do Youtube, feito pelo Google, constatou que 91% busca entretenimento e diversão, enquanto 77% procura por aprendizado e por se manterem atualizado e outros 72% querem apenas se conectar, criar e compartilhar.

A rede social também passou a dar voz a todos que tiverem algo a dizer ou manifestar.

Estratégias de Marketing Digital no Youtube

Empresas também usufruem dos benefícios do Youtube. A grande audiência permite estratégias de vídeo promissoras para qualquer produto.

Novos influencers

A rede social deu espaço aos youtubers, que compartilham tutoriais e entretenimento, transformando-se em influenciadores da internet. Com conteúdo bastante acessado, conseguiram ultrapassar a popularidade de artistas televisivos já reconhecidos.

Marketing Digital

Publicar vídeos nas redes sociais já é uma estratégia eficaz de interação e alcance. Com a melhor audiência e sendo uma importante ferramenta de busca, o Youtube é uma excelente oportunidade para atração e nutrição de leads. Ao publicar vídeos com assuntos relevantes e úteis, unindo as estratégias de SEO, certamente conseguirá resultados significativos de audiências e interações com o seu público.

Gostou de conhecer a história do Youtube? Então compartilhe com seus colegas nas redes sociais! Eles também vão gostar de conhecer!

produtora-de-videos-sao-paulo7.jpg

Seja o/a primeiro/a a comentar

Deixe uma resposta