Aperte "Enter" para pular para o conteúdo

Entenda como utilizar vídeos explicativos para potencializar os resultados

Hoje, cada vez mais empresas investem em vídeos como estratégia de marketing, inclusive com o intuito de alavancar vendas e conferir mais autoridade à marca. E, quando eles têm abordagem explicativa, costumam envolver e atrair ainda mais público.

Afinal, com um direcionamento mais abrangente, quem assiste se informa melhor sobre produtos e serviços e se interessa mais em concluir a compra ou o contato para negociação. Como eles contam uma história e apresentam informações, substituem com excelência longos textos e imagens estáticas.

Mas como utilizar um vídeo explicativo de maneira eficiente e realmente alcançar bons resultados? É o que este artigo explica em detalhes. Confira!

Como fazer um vídeo explicativo?

Potencializar resultados por meio de um vídeo explicativo depende diretamente do roteiro desenvolvido para a produção. Isso significa que ele deve ser totalmente orientado para as necessidades da empresa, uma vez que precisa repassar conteúdo objetivo, sem muita enrolação.

Por vezes, é interessante apostar em um vídeo com gráficos mais simples de modo a aproveitar melhor as informações. Lembre-se de que o mercado oferece uma infinidade de possibilidades e que se você não conseguir aproveitá-las no momento, com certeza novas oportunidades surgirão em seguida.

É importante também que o vídeo tenha a cara da marca. Ou seja, que passe exatamente o posicionamento da empresa, para que ela se aproxime ainda mais de seu consumidor. Para isso, a produtora precisa receber um briefing completo, justamente para captar a essência da organização e ter certeza de que o vídeo se encaixa naquela solicitação.

Quais são os principais tipos de vídeos explicativos?

Divulgar seu negócio, produto ou serviço com o uso de um vídeo explicativo é um verdadeiro mar de possibilidades. Os recursos estão cada vez mais avançados e variados, e não é difícil encontrar o melhor para seu público. Aqui estão os principais tipos de vídeos explicativos para você ter uma ideia do que estamos falando:

Animação 2D

Também conhecido como cartoon, esse vídeo explicativo é muito comum no universo das startups por conter narrativas focadas no consumidor final. Ele trabalha com reações emocionais e comportamentos, retratados em forma de personagens animados.

Animação 3D

Um pouco mais elaborado que o anterior, o vídeo explicativo 3D também conta uma história e é utilizado por empresas que prezam pela complexidade de criação. Embora demande um investimento maior, o conteúdo tem mais chances de viralizar e segurar a atenção de quem está do outro lado da tela.

Live Action

Aqui, o vídeo explicativo conta com cenários e atores reais. Por esse motivo, sua produção é um pouco mais demorada e passa por várias etapas. Ele, sem dúvidas, cria uma aproximação maior com o público, pois tem a estrutura semelhante a comerciais de televisão.

Motion Graphics

Os vídeos denominados Motion Graphics podem utilizar infográficos, tipografias ou screencast para ilustrar, pois não contam com o apoio de personagens. Também desenvolvidos em 2D, priorizam cores e formas para criar o elemento de atração para o telespectador.

Depoimento

Vídeos de depoimento são um pouco mais jornalísticos e pedem a participação de pessoas reais, como clientes ou a equipe da empresa. São excelentes para conteúdos que exigem passar uma mensagem de confiabilidade e firmeza a respeito do assunto.

WhiteBoard

Por fim, temos o WhiteBoard, um vídeo explicativo que mistura animação 2D com Motion Graphics. Ele é geralmente ambientado em um fundo branco ou que imite lousa, uma vez que tem a abordagem mais educativa. É como se alguém (um professor, por exemplo), estivesse explicando a respeito do produto ou serviço em tempo real.

Com tudo isso, fica mais fácil entender porque vale a pena investir em um material audiovisual desse teor em seu negócio. Você certamente conseguirá atingir todos os seus objetivos de marketing de seus produtos e serviços.

E então, o que pensa a respeito dos vídeos explicativos? Já investiu ou considera investir nessa produção? Comente e participe!

produtora-de-videos-sao-paulo2.jpg

Seja o/a primeiro/a a comentar

Deixe uma resposta