Aperte "Enter" para pular para o conteúdo

Entenda a revolução dos micro-momentos no marketing digital

Os smartphones alteraram completamente o nosso modo de agir, pensar e de se comunicar. Embora essa ideia já tenha se tornado tão clichê quanto um ditado popular, ela ainda é extremamente difundida graças às inúmeras inovações criadas todos os dias com o objetivo de melhorar cada vez mais os serviços on-line e — no caso do marketing — potencializar a experiência de compra do cliente.

Neste post, falamos sobre as ferramentas que vêm revolucionando o marketing digital: os micro-momentos. Vamos lá?

O que são micro-momentos e quais são os seus impactos?

Sabe quando você viaja para alguma cidade nova e busca pela internet recomendações de restaurantes, parques e bares para conhecer? Ou quando você tem que comprar um celular novo e começa a navegar em busca daquele que tem tudo o que deseja? Ou, ainda, quando precisa saber alguma informação importante e acaba jogando o assunto no Google?

Pois bem, é exatamente isso que se tratam os micro-momentos! São momentos definitivos em que o usuário começa a navegar pela web atrás dos melhores sites, serviços ou produtos que supram as suas necessidades.

Para facilitar o entendimento, eles podem ser resumidos por meio de três itens:

  • ação imediata: os dispositivos móveis permitem a ação de pesquisa e compra em qualquer momento;
  • procura de relevância: para suprir necessidades, os consumidores têm altas expectativas;
  • leal às necessidades: nossas preferências são feitas com base na qualidade desses momentos.

Sabendo disso, as empresas utilizam cada vez mais o marketing digital a fim de elaborar as melhores estratégias para converter clientes em cada um desses momentos decisivos da jornada de compra.

Como aplicá-los às estratégias da marca?

Fazer o mapeamento de momentos

Antes de tudo, é ideal que você descubra todos os momentos da jornada de compra em que cada cliente poderia se interessar por algum tipo de produto, serviço ou ideia da sua marca. Essa identificação fará com que você consiga elaborar estratégias persuasivas em momentos específicos.

Estudar o comportamento de busca dos usuários e suas necessidades

Após descobrir os momentos-chave, chegou a hora de você estudar os seus comportamentos de busca. O que as pessoas procuram em cada um dos micro-momentos da sua empresa? O que querem saber? Para onde querem ir? Qual ação querem tomar? O que querem comprar? Essas perguntas devem ser respondidas a fim de suprir todas as possíveis necessidades dos usuários.

A dica aqui é sempre ir atrás de um padrão de comportamento, por exemplo: “o que o cliente X busca quando quer adquirir uma nova cama? O material que ela é feita? O tamanho? Entre outros.”

Revisar a produção de conteúdos

Os seus conteúdos estão sendo realmente eficientes em todos os micro-momentos da jornada de compras? Estão aumentando as vendas e gerando cada vez mais conversões de leads? Faça a revisão de toda a produção e verifique se esta consegue atingir as expectativas dos seus consumidores. O foco é otimizar ao máximo tudo aquilo que é publicado pela sua empresa para tornar cada um dos momentos decisivos mais relevantes e atrativos para o público.

Otimizar as páginas para mobile

Já falamos sobre a importância dos dispositivos móveis nos dias de hoje, não é mesmo? Segundo dados levantados pela MindMiners, 62% dos usuários de smatphone já realizaram compras online e só tende a aumentar com o passar dos anos — isso prova que a otimização das páginas para mobile é essencial para a permanência e o crescimento de qualquer empresa no mercado competitivo on-line.

Nesse sentido, aumente a velocidade do carregamento das suas páginas, diminua o número de ofertas para evitar a poluição visual, utilize uma ferramenta de busca inteligente, entre outros métodos.

Se você chegou até aqui, já deve ter entendido o quanto os micro-momentos são poderosos para aumentar a audiência e, consequentemente, gerar resultados finais surpreendentes para o negócio.

Gostou de aprender sobre como os micro-momentos estão inovando o marketing digital? Então, aproveite para compartilhar o post nas redes sociais e mostrar para seus parceiros de negócio que você está atualizado às tendências do marketing!

videos-profissionais-produtora-de-video-sao-paulo5.jpg

 

Seja o/a primeiro/a a comentar

Deixe uma resposta