Aperte "Enter" para pular para o conteúdo

Saiba como definir e transmitir o tom de voz da sua marca

Você já ouviu falar sobre tom de voz da marca? É muito importante entender do que isso se trata para se ter bem definida a forma como a sua marca se relaciona com o público.

Se você nunca definiu a linguagem da sua empresa, então este texto é para você! Organizamos um guia prático de entendimento para lhe ensinar a estabelecer uma personalidade para a sua marca, podendo usá-la em todos os seus meios de distribuição (site, blogs, redes sociais, etc). Boa leitura!

O que é o tom de voz da marca?

Trata-se de como a sua empresa interage com o seu público. Uma vez que o tom de voz seja estabelecido, todo conteúdo produzido deverá seguir a mesma lógica, criando, assim, autenticidade na comunicação e gerando mais intimidade com os consumidores.

Pense na sua marca como uma pessoa. Agora, qual é a personalidade dela? Ela é descontraída ou formal? Amigável ou cabeça-dura? A sua linguagem é técnica ou divertida?

Para se estabelecer uma personalidade agradável para a empresa, é importante conhecer bem o seu público e entender o seu posicionamento no mercado.

Qual a sua importância?

Como já citamos acima, basicamente, uma marca sem uma linguagem bem definida é uma empresa “vazia”, que pode ser comparada a uma pessoa sem personalidade, o que não é nem um pouco atrativo.

Uma empresa é mais do que uma simples prestadora de serviços. Sendo assim, é importante determinar a forma como ela se comunica, porque a relação emocional com os clientes pode ser até mais importante do que a funcional.

Afinal, vivemos em um mundo em que pessoas defendem marcas que gostam com unhas e dentes, e isso só é possível por causa do valor emocional que as empresas geram nos seus clientes e não somente por causa de seus serviços.

Como definir o tom de voz da sua marca?

Primeiramente, é necessário levantar uma quantidade significativa de conteúdos da sua empresa. Quanto mais melhor! Podem ser vídeos, postagens, e-mails, entre outros. Em seguida, deve-se analisar todo o material com um olhar crítico. Todos os conteúdos que não representam a sua marca — conteúdos de terceiros, por exemplo — devem ser descartados.

Agora, tendo em mente que a sua marca é uma pessoa, defina qual é a sua personalidade em 3 palavras, baseando-se no que você já levantou e analisou anteriormente.

Como transmiti-la no marketing e na produção de vídeos?

Você criou e estabeleceu a linguagem da sua empresa, mas como adequar seus novos conteúdos a ela?

Primeiramente, nós sugerimos que você crie uma tabela de linguagem para auxiliá-lo sempre que a empresa precisar passar por mudanças, sejam elas referentes à persona, à estratégia ou aos produtos. É importante que o seu time saiba usar essa tabela, portanto, reúna-se com a equipe e faça com que todos participem do processo de criação da linguagem.

Para a produção de vídeos, a base é a mesma. No caso de uma produção audiovisual, temos componentes a mais para lidar, mas a forma como avaliamos e selecionamos a linguagem que será transmitida no conteúdo não muda. Nesse caso, nos questionamos como passar melhor nossa linguagem nesse meio, por exemplo: “como fazer meu cenário transmitir um tom mais educativo?”

Veja a seguir um exemplo de guia com questionamentos para garantir que seu conteúdo final tenha consistência de linguagem:

  1. Qual é o tipo de conteúdo? Exemplos: post de rede social, vídeo para youtube;
  2. Qual é a persona-alvo? Exemplos: jovem empresário, desempregado, etc;
  3. O que busca o leitor? Exemplo: pesquisar o interesse dos usuários para determinado assunto;
  4. Qual tom deve ser usado? Exemplos: didático, formal, informal, etc. Tenha coerência e respeite os valores da empresa.

Concluímos que ao dar voz para a marca, além de gerar mais qualidade na experiência dos seus leads e prospects, você também vai conseguir transmitir melhor os valores da sua empresa para os consumidores. Como resultado, vai estabelecer uma maior conexão entre cliente e marca, o que certamente impactará as vendas da sua empresa!

Gostou de aprender sobre o tom de voz da marca? Então, aproveite para assinar a nossa newsletter e ficar por dentro dos conteúdos que estão por vir!

video-institucional-produtora-sao-paulo6.jpg

Seja o/a primeiro/a a comentar

Deixe uma resposta