Aperte "Enter" para pular para o conteúdo

Descubra como os vídeos influenciam o processo de decisão de compra

Que o vídeo tem dominado a internet, não é nenhuma novidade. O que muitas empresas ainda não sabem é que o vídeo marketing é uma ferramenta efetiva na geração de vendas. Para ter uma ideia, há de 64% a 85% a mais de chances de as pessoas adquirirem um produto se ele tiver um vídeo. Inclusive, 9 entre cada 10 usuários dizem que esse recurso influenciará o processo de decisão de compra.

Em parte, isso tem a ver com a nova forma de consumir. Atualmente, os consumidores pesquisam e se informam antes de fazer aquisições, o que exige as estratégias certas para capturar o seu “sim”.

Mas, afinal, como o vídeo faz a mágica da conversão? A seguir, veja como ele influencia o processo de decisão de compra.

Ajuda a tirar dúvidas dos clientes em potencial

Você já passou pela situação de querer adquirir um item, mas não ter certeza sobre como ele funciona? É provável que o seu cliente também tenha essa e outras dúvidas, as quais nem sempre são esclarecidas por textos ou fotos.

Um vídeo de apresentação do item ou tutorial de uso é capaz de tirar suas principais dúvidas de forma dinâmica. A produção audiovisual, inclusive, está ligada ao funil de vendas: quanto mais educado o lead é, maiores são as chances de ele realizar a compra.

Oferece maior segurança sobre qualidade e detalhes

Outro obstáculo que pode frear uma venda, especialmente online, é a questão da qualidade e dos detalhes. Se a pessoa não consegue ver o produto em ação, talvez tenha dúvidas quanto ao seu tamanho, se ele faz barulho ou se tem um bom caimento. Já com o vídeo, tais questionamentos são resolvidos.

Esse aspecto é importante para conseguir tanto a primeira conversão quanto as seguintes. Isso porque o vídeo ajuda a alinhar as expectativas no processo de decisão de compra, então a pessoa recebe aquilo que ela esperava. Como consequência, há maior satisfação, transparência e fidelização.

Permite conhecer a opinião de outros consumidores

Quase 85% dos compradores acreditam nas resenhas online de outras pessoas. Trata-se de algo tão forte que o cliente tem tanta confiança quanto se a indicação fosse de um amigo — ainda que o autor do comentário seja um completo estranho.

Logo, é possível usar os vídeos para estimular a confiança no seu produto e gerar outras vendas. Por meio de depoimentos de clientes satisfeitos, que contam suas histórias de sucesso, os usuários ficarão mais inclinados a tomar a decisão. Também pode ser o caso de mostrar pessoas comuns usando o produto ou serviço, pois isso gera confiabilidade.

Aumenta o conhecimento sobre quem vende

Para quem já está no fundo do funil de vendas, é essencial ter acesso a conteúdos sobre as soluções ideais para as necessidades. É, portanto, um bom momento para apresentar a empresa.

Vídeos institucionais e que mostrem como ela pode ajudar são uma boa pedida. Também é possível demonstrar as principais vantagens do produto, bem como dúvidas específicas após a aquisição.

Os vídeos são grandes influenciadores do processo de decisão de compra, já que chamam a atenção e ajudam a convencer os clientes. Com o uso correto dessa estratégia, a marca só tem a ganhar.

Como o funil de vendas está ligado ao marketing, veja por que alinhar vendas e marketing e conquiste uma abordagem vencedora.

produtora-de-video-sp-4

Seja o/a primeiro/a a comentar

Deixe uma resposta