Aperte "Enter" para pular para o conteúdo

Filmagem com drones: o crescimento no mercado e como inovar

As filmagens com drones proporcionam vídeos com imagens fantásticas e são garantia de sucesso. Esse equipamento permite explorar novos ângulos, alcançar lugares que antes eram impossíveis de se atingir e mostrar aspectos inusitados que enriquecem os vídeos e fazem com que eles ganhem bastante audiência nos sites, redes sociais e dispositivos móveis.

Os drones aumentam as possibilidades de captação de imagens e fazem com que os seus vídeos se diferenciem dos demais do mercado. Até então, as imagens aéreas eram feitas por aeronaves e helicópteros e, portanto, tornavam-se caras e demoradas. Com o uso de drones, tornou-se possível captar facilmente imagens aéreas de alta resolução, com baixos custos e agilidade incomparáveis.

Você sabe como os drones podem ser usados para fazer imagens aéreas na produção de vídeos corporativos e institucionais e por que esse equipamento é vantajoso para a estratégia de marketing? Veja a seguir a resposta para essas perguntas e saiba tudo sobre filmagem com drones!

Entenda o que é um drone

Drone é o termo usado para descrever um veículo voador não tripulado, controlado remotamente, muito usado por cinegrafistas e fotógrafos para a produção de vídeos e imagens aéreas. Esse equipamento tem sido usado no vídeo marketing e desponta como uma tendência com forte apelo para conquistar audiência.

O termo drone era antes empregado para se referir a aviões militares não tripulados, geralmente utilizados em missões de espionagem e exploração. 

Atualmente, os drones são muito utilizados para fazer vídeos e imagens aéreas, já que permitem captar visões panorâmicas e novos ângulos, que as pessoas geralmente não conseguem captar.

O equipamento permite chegar a locais inacessíveis, como vulcões e áreas de desastres, e também possibilita captar imagens mais próximas do solo, com qualidade impecável, pois possui tecnologia que evita o trepidar da câmera. Além disso, você pode inovar nos ângulos e enquadramentos.

A composição de um drone é relativamente simples: envolve um “minicomputador” com processador, memória, sensores, software e outros componentes, motor, hélices, bateria, placas e um estabilizador.

Para as filmagens, também é usada uma câmera do tipo GoPro. Os equipamentos mais avançados já gravam em 4K, com alta resolução. A maioria dos modelos pode ser acoplada a celulares e tablets para transmitir ao vivo as imagens captadas pela câmera.

Saiba como os drones são usados para fortalecer as marcas

Empresas de vários setores vêm investindo na produção de vídeos com drones em estratégias de branding para ajudar na divulgação de suas marcas, produtos e serviços. O drone desponta como um diferencial de grande impacto diante da necessidade de inovação em meio à grande concorrência entre os vídeos na internet.

Imagens com drones são cada vez mais usadas nas redes sociais para atrair a atenção do público e divulgar marcas e serviços. As empresas vêm descobrindo formas criativas de utilizar esses vídeos em suas estratégias de marketing com grande potencial inovador.

Tecnologia e criatividade formam uma fórmula mágica de sucesso. A Dove, por exemplo, criou uma campanha chamada “Mamãe, cheguei!”, em que um drone fantasiado de cegonha chega voando e entrega “filhos” da marca para as mamães e papais.

Já o setor de imóveis vem utilizando drones para mostrar visões panorâmicas de grandes propriedades, como sítios e fazendas, ou mesmo para apresentar ângulos diferenciados de casas de luxo situadas no perímetro urbano.

A movimentação das imagens com drones com uma perspectiva de entrada e saída dos ambientes também proporciona uma experiência sensorial diferenciada ao cliente.

Esses vídeos valorizam os produtos e atraem a atenção das pessoas – os imóveis que aparecem em clipes feitos por drones têm a sua procura pelos consumidores ampliada em 15%, segundo uma imobiliária de São Paulo, e chegam a ter até 10 vezes mais visualizações que os vídeos sem esse recurso.

Conheça outros exemplos de uso dos drones

Os drones também são utilizados na produção de vídeos que mostram detalhes da locação dos empreendimentos – apresentando, do alto, por exemplo, a localização de supermercados e lojas na região, com um ângulo de 360 graus.

Esses equipamentos podem ser usados para fazer streams de eventos ao vivo organizados pelas empresas. Também é possível usá-los para produzir vídeo teasers para aguçar a curiosidade do seu público.

Outro segmento que tem feito um bom uso dos trones é o turístico. O uso de filmagens aéreas pode aumentar o potencial turístico de uma localidade e valorizar os cenários. As imagens feitas por esses equipamentos vêm sendo muito usadas por prefeituras, pousadas, hotéis e eventos regionais.

Vídeos com drones também são cada vez mais comuns na produção de casamentos. A tendência está em alta e só no YouTube há mais de 100 mil vídeos produzidos com esse recurso.

Outra aplicação para os drones é na construção civil e na indústria. As imagens aéreas permitem monitorar obras e limites de terreno, acompanhar projetos de engenharia e ter perspectivas aéreas de pátios industriais.

Saiba quanto custa uma filmagem com drone

Uma filmagem com drone pode sair bem mais em conta do que você imagina. Para calcular o valor de uma sessão de filmagens, é preciso considerar a distância de deslocamento dos profissionais contratados, possíveis despesas com alimentação e estadia, o tempo de filmagem, o tempo final do vídeo editado, o tipo de equipamento utilizado, o trabalho dos profissionais envolvidos, entre outros fatores.

Já existem, no Brasil, empresas que oferecem filmagens com esses equipamentos a preços moderados, acessíveis até mesmo para pequenas empresas e com uma ótima relação custo-benefício.

Porém, cabe observar que a filmagem com drones requer certo conhecimento técnico para alcançar bons resultados. Vale a pena contratar um profissional para realizar as filmagens. Deixar a tarefa nas mãos de amadores pode terminar resultando em um trabalho de má qualidade.

Como você pôde notar, os drones se tornaram um diferencial no mercado e uma ferramenta importante para a produção audiovisual. A praticidade, segurança, o acesso a áreas difíceis e o custo razoável tornam essa tecnologia uma excelente alternativa às filmagens convencionais.

E você, já fez filmagem com drones? Quer saber mais sobre como produzir vídeos com elementos visuais diferenciados e grande impacto visual? Acesse este artigo e saiba mais sobre o assunto!

Seja o/a primeiro/a a comentar

Deixe uma resposta