Aperte "Enter" para pular para o conteúdo

Afinal, treinamentos por EAD são mais efetivos que os presenciais?

Quando se fala em qualificação profissional nas empresas, um dos assuntos mais abordados nos dias atuais é o treinamento por educação a distância (EAD). Por isso, é comum que os coordenadores de comunicação interna ou responsáveis pelo setor de recursos humanos (RH) queiram saber se eles são mais efetivos que os presenciais.

A verdade é que não é possível afirmar que um método é mais efetivo do que o outro. Afinal, cada participante de um curso tem uma expectativa ao fazê-lo e há diversos fatores pessoais envolvidos nessa circunstância.

O que se pode afirmar com certeza, porém, é que o treinamento por EAD é muito eficiente. Dessa forma, ele pode ser a melhor solução para treinar equipes nas empresas, além de ser uma opção prática para a qualificação dos colaboradores.

A seguir, apresentamos uma lista dos benefícios que os treinamentos corporativos por EAD podem proporcionar para um empreendimento. Confira!

Maior facilidade para organizar e distribuir os treinamentos

Muitas habilidades podem ser exigidas dos colaboradores de uma empresa. Desse modo, enquanto a equipe responsável pelo setor de finanças precisa receber um treinamento com novidades sobre a legislação fiscal, por exemplo, outro departamento deve ser treinado com conteúdos que são de interesse de sua área.

Para promover treinamentos presenciais, a direção da empresa tem de fazer um planejamento complexo. É preciso contratar professores, organizar as equipes para que não haja desfalque no momento da aula, oferecer de um local apropriado para os encontros e assim por diante.

Tudo isso é eliminado quando se opta pelo treinamento por EAD. Isso porque ele possibilita às empresas mais facilidade de organização e distribuição das aulas, de acordo com as possibilidades de cada momento.

Funcionários mais engajados e participativos

Quando recebem treinamentos, os funcionários percebem o quanto a empresa acredita neles e se preocupa com sua preparação profissional. Por isso, os treinamentos são uma excelente ferramenta de endomarekting.

E, quando oferecidos na modalidade EAD, eles são bem mais práticos. Afinal, dessa forma, as aulas podem ser assistidas de acordo com a disponibilidade de cada um dos participantes.

Aprendizagem variada com otimização de tempo

As opções de cursos em vídeo para empresas são as mais diversas possíveis. Elas podem ir de treinamentos específicos para um determinado setor a apresentações variadas de interesse geral.

Qualidade no atendimento ao cliente, trabalho em equipe, organização pessoal, técnicas motivacionais e outros temas são apenas alguns exemplos de assuntos úteis para qualquer área e que podem ser encontrados em forma de treinamento por EAD.

Eliminação de barreiras geográficas

Os cursos a distância eliminam barreiras geográficas, pois, ao adotar tecnologias como o streaming, não requerem que os colaboradores se desloquem para estudar. Desse modo, eles podem ser feitos tanto em horários dedicados para isso na empresa como na casa do funcionário, de modo individual.

Em resumo, o treinamento por EAD pode proporcionar muitos benefícios para as empresas. Dessa forma, é um método bastante interessante para qualificar os integrantes das equipes da companhia.

Ficou com alguma dúvida ou quer compartilhar sua experiência conosco? Então, deixe um comentário para participar desse debate com a gente!

Seja o/a primeiro/a a comentar

Deixe uma resposta