Aperte "Enter" para pular para o conteúdo

8 dicas de como fazer uma videoaula que você precisa conhecer

Dinâmico, acessível, flexível, didático e de fácil absorção. Essas são apenas algumas das vantagens que têm tornado o formato de ensino em vídeo tão popular nos últimos anos. Segundo dados do Censo de Ensino Superior de 2016, enquanto a educação presencial perde cerca de 1,2% de alunos anualmente, o ensino a distância (EAD) expande 7,2%.

Além disso, de acordo com estudos da Fundação Lemann, mais de 12 milhões de brasileiros já utilizam a internet para estudar, o que mostra a necessidade dos profissionais se adaptarem à realidade virtual, aprendendo como fazer uma videoaula que desperte o interesse do público.

Nesse sentido, a seguir, preparamos um post com as melhores dicas de como criar uma videoaula, além de listarmos alguns motivos de porque você deve contar com os serviços de uma produtora para entregar um conteúdo profissional e de qualidade. Vamos lá?

Como fazer uma videoaula?

1. Planeje o conteúdo

Sabe aquele tipo de professor presencial que sabe a matéria de ponta a ponta, mas não consegue repassar o conhecimento para os alunos de uma forma objetiva e prática? Pois é, isso pode muito bem ser evitado com um planejamento de conteúdo — e o mesmo vale para as aulas em formato de vídeo.

Alguns questionamentos são essenciais para que você consiga elaborar um bom planejamento de produção de conteúdo em vídeo, como:

  • Qual público você pretende atingir?

  • Quantos vídeos serão necessários para encerrar o conteúdo?

  • Qual será a duração de cada videoaula?

  • Quais são os principais tópicos que você vai abordar?

2. Seja didático

Não vai adiantar nada planejar todo conteúdo se você não ter uma postura didática, conseguindo ensinar de forma coerente na hora de gravar a sua primeira videoaula. Sendo assim, não deixe de treinar a aula com seus amigos e familiares antes de disponibilizar o conteúdo na internet. Experimente várias metodologias diferentes e analise qual é a de mais fácil entendimento.

3. Entenda bem o assunto abordado

Além de escolher uma boa metodologia de ensino, é fundamental que você tenha um bom entendimento sobre o assunto abordado. É preciso lembrar de que tudo o que você ensinar ficará gravado para vários outros usuários, ou seja, informações erradas ou sem embasamento podem facilmente manchar a sua imagem como profissional.

É claro que todos nós cometemos erros, no entanto, quando falamos de um ambiente com uma comunicação tão rápida, como a internet, é sempre bom ter o máximo de capacitação sobre o tema na hora de gravar, a fim de evitar uma possível dor de cabeça no futuro.

4. Selecione equipamentos adequados

Para oferecer uma videoaula de qualidade e de fácil assimilação, é preciso se preparar e selecionar com antecedência ou equipamentos adequados. Mesmo que muitos smartphones, por exemplo, tenham uma excelente qualidade de áudio e gravação, dependendo dos seus objetivos, talvez eles não sejam os mais ideais, sendo preciso usar ferramentas para deixar o seu vídeo com uma cara mais profissional.

Confira alguns equipamentos necessários para fazer uma boa gravação:

  • microfone;

  • equipamentos de iluminação;

  • tripé;

  • câmera com boa resolução.

5. Faça uma boa edição

Outra grande dica na hora de fazer uma videoaula é investir em uma boa edição. E, para isso, é claro que o mais ideal é deixar o trabalho nas mãos de um profissional capacitado com conhecimento aprofundado em programas de edição de vídeo, como o Windows Movie Maker, Sony Vegas e o Premiere.

No entanto, caso o seu orçamento não suporte a contratação de início, você também pode encontrar vários tutoriais de edição gratuitos na internet. Embora alguns programas sejam mais difíceis de aprender, é importante se dedicar ao máximo para dar uma boa aparência ao seu vídeo. Isso fará toda diferença no final!

6. Utilize screencast

Screencast nada mais é que um vídeo que grava a tela do computador, enquanto você narra pelo áudio. Esta pode ser uma excelente alternativa para variar o formato do conteúdo e interagir ainda mais com o público.

Adobe Captivate, Camtasia Studio e Screenflow são alguns exemplos de bons softwares para gravar screencasts para um curso EAD.

7. Monte um cenário

Não há necessidade de criar um cenário cheio de aparelhos e iluminações profissionais, porém, é importante ter o mínimo de cuidado para passar uma imagem profissional para quem assistirá a videoaula. A dica aqui é focar na simplicidade, compondo o cenário apenas com objetos que realmente são necessários para a realização da aula.

Por exemplo, digamos que a sua ideia seja criar videoaulas para um curso online de matemática. Você pode muito bem trabalhar apenas com o auxílio de uma luz clara, um quadro e um pincel para escrever.

8. Tenha um diferencial

Independentemente do produto ou serviço, mostrar um diferencial é sempre essencial para se manter no mercado competitivo. A audiência só vai escolher os seus vídeos se você mostrar que tem algo a mais — e isso pode ser relacionado ao tempo de cada videoaula, à objetividade do conteúdo, à complementação do vídeo com outros formatos, como um podcast, por exemplo, etc.

Por que contratar uma produtora de vídeo?

Depois de conferir todas as dicas acima, provavelmente, você já deve se sentir mais bem preparado para criar a sua primeira videoaula. Porém, temos que concordar que na prática as coisas nem sempre são tão simples assim.

Qualquer deslize ou falta de profissionalismo pode trazer uma imagem ruim para o seu trabalho, fazendo com que o lucro demore ainda mais para aparecer.

Sendo assim, para potencializar seus novos conhecimentos, o mais indicado é contar com os serviços de uma empresa especializada em produção de vídeos, a qual além de tornar os seus custos mais baixos, por já saber indicar as melhores estratégias de conteúdo para seus clientes, evitando gastos desnecessários, ela também trará uma reputação mais positiva para a sua marca — o que é crucial para atrair mais clientes no mercado atual.

Agora que você já conhece algumas dicas de como fazer uma videoaula, aproveite para conhecer os serviços da agência e produtora thanks for sharing! Com o nosso trabalho, você vai se tornar um especialista em produção de vídeos e aprenderá a produzir somente materiais bem trabalhados e relevantes para o seu público!

Entre em contato com a nossa empresa e marque a sua primeira reunião!

Seja o/a primeiro/a a comentar

Deixe uma resposta