Aperte "Enter" para pular para o conteúdo

Mercado audiovisual: quais tendências esperar em 2019?

O mercado audiovisual evolui à medida que a tecnologia avança com novos recursos para produzir, reproduzir e, até mesmo, transmitir ao vivo materiais para promoção de marcas e realização de treinamentos corporativos.

O principal fator atrelado a essas mudanças é a popularização do acesso à internet banda larga, que permitiu o consumo de conteúdo por meio de plataformas de streaming e o compartilhamento de vídeos entre os usuários.

Quer conhecer as principais tendências para o mercado audiovisual em 2019? Então, confira este artigo que preparamos para você!

1. Vídeos ao vivo ou lives

Atualmente, as mídias sociais permitem que qualquer usuário faça transmissões ao vivo, as conhecidas lives. Com isso, marcas conseguem promover seus conteúdos de forma mais engajadora via Instagram, Facebook ou YouTube.

Entre as diversas vantagens desse recurso, é possível citar o fato de que as pessoas que assistem à Live podem interagir por meio de comentários em tempo real. Ou seja, o cliente se comunica com a empresa com facilidade, o que é muito útil em uma estratégia de marketing voltada para melhorar a credibilidade da marca e aumentar o engajamento.

Para que você tenha uma ideia da força dessa tendência, nos últimos anos, recursos foram criados especificamente para transmissões ao vivo, como o Stories do Instagram e a Twitch TV.

2. TV Corporativa

Um dos grandes desafios dos profissionais da área de comunicação interna de uma empresa é fazer com que as mensagens cheguem a todos os colaboradores e, claro, sejam compreendidas com eficiência. Tudo isso, é claro, sem interferências ou interpretações equivocadas.

Para enfrentar tamanho desafio, é necessário conhecer bem sua audiência e, também, o melhor formato de comunicação e linguagem para conversar com ela.

Por essa razão, a TV Corporativa é um forte canal de comunicação interna que vem ganhando espaço ao longo dos anos. O trabalho engloba a instalação de telas na empresa, de modo que elas fiquem expostas o tempo todo para os colaboradores em lugares estratégicos, como refeitório, corredores e departamentos.

A finalidade é otimizar a comunicação interna da organização, oferecendo aos funcionários um formato de conteúdo mais atrativo, segmentado e de fácil assimilação.

Muito além de distribuir telas por toda a empresa para apresentar o vídeo institucional repetida vezes, a TV Corporativa também é capaz de auxiliar o alcance de objetivos estratégicos, como:

  • potencialização das ações de endomarketing;
  • maior alinhamento entre as metas da empresa e a de seus colaboradores;
  • acompanhamento de processos;
  • promoção da integração entre os funcionários.

Por meio de um modelo de gerenciamento online, a TV Corporativa pode ser uma ferramenta poderosa e dinâmica de comunicação, já que entrega a informação certa para as pessoas certas em tempo hábil.

3. Vídeos curtos

Você já parou para se perguntar o porquê de o recurso Stories do Instagram fazer tanto sucesso ao redor mundo? Pois bem, a facilidade de se ter um smartphone com acesso à internet é um dos principais explicações para isso.

Logo, hoje, qualquer pessoa poder produzir conteúdos simples, rápidos e atraentes. Aliado a isso, a facilidade de acessá-los a qualquer hora e em qualquer lugar também tem contribuído para que muitas empresas invistam em vídeos curtos em suas estratégias de marketing.

4. Treinamento em formato de vídeo

Tal tendência começou a se popularizar, primeiramente, no segmento de ensino presencial e à distância, em escolas, faculdades e instituições de cursos técnicos que ministram aulas por meio de vídeos interativos.

Contudo, não demorou muito para que o mercado audiovisual enxergasse uma oportunidade na adaptação desse formato para o meio corporativo. Por isso, atualmente, os treinamentos em vídeo são uma realidade nas empresas.

O fato de exigir uma infraestrutura simplificada e barata faz com que esse tipo de estratégia seja mais vantajosa tanto para a empresa, já que possibilita treinar uma quantidade ilimitada de pessoas de maneira fácil e, ainda, com redução de custos.

Afinal, nem sempre é possível contar com um orientador disponível em tempo integral para ensinar tudo o que os funcionários devem aprender.

Agora, imagine as possibilidades que um professor corporativo tem em mãos quando auxilia os colaboradores via plataforma que permite não apenas assistir ao conteúdo, mas também interagir com opiniões e perguntas sobre os temas abordados? Tudo isso sem a necessidade de todos eles estarem presentes em um mesmo ambiente físico.

5. Realidade virtual

Por fim, a realidade virtual é uma tendência que, alguns anos atrás, seria considerada algo extraído de um filme de ficção científica. No entanto, agora, a situação é bem diferente.

Por meio de uma técnica que une conceitos de cinema com design, ela está cada vez mais presente em nossa sociedade, seja como instrumento de entretenimento, seja como um recurso de comunicação com os clientes e de treinamento de pessoas.

Apesar de não ser algo novo, a verdade é que só agora o seu potencial começou a ser explorado devidamente. Um dos motivos que tem contribuído para isso é o fato de que, com um celular moderno e um óculos VR (do inglês, Virtual Reality) , qualquer indivíduo pode usufruir de uma experiência de realidade virtual por meio das principais plataformas de vídeo.

Essa tecnologia vem sendo amplamente utilizada no mercado imobiliário, por exemplo, visto que permite aos clientes em potencial “visitar” imóveis sem que seja necessário estar fisicamente neles. Isso otimiza o tempo deles e da empresa, porque ninguém precisa mais gastar um dia inteiro visitando dezenas de residências e/ou apartamentos.

O mesmo princípio é aplicado aos mais diversos segmentos comerciais, e a tendência é que, em alguns anos, a realidade virtual faça parte do ambiente físico de forma cada vez mais expressiva.

Como você viu neste artigo, o mercado audiovisual tem se expandido para diversos segmentos, o que proporciona soluções inovadoras tanto para o ambiente corporativo quanto para suas estratégias de marketing. O que não faltam são opções de ferramentas para o seu negócio investir no treinamento dos colaboradores, melhorando a forma como ele se comunica.

Gostou deste post sobre as principais tendências para o mercado audiovisual em 2019? Então, não deixe de compartilhar o conteúdo com seus amigos nas redes sociais!

Seja o/a primeiro/a a comentar

Deixe uma resposta